As crianças podem ter problemas de tireoide?

18_08 [BLOG] As crianças podem ter problemas de tireoide_.png

Sim, as crianças também podem ter problemas na tireoide.

A tireoide é uma glândula que fica na região anterior do pescoço, tem um formato que parece uma “gravatinha borboleta”, e produz os hormônios tireoidianos que exercem papel essencial em várias funções do nosso corpo. Os principais hormônios liberados são T4 (tirosina) e T3 (tri-iodotironina).

O distúrbio mais comum na infância é o hipotireoidismo, que é quando a glândula não consegue trabalhar o suficiente e não produz os hormônios adequadamente, mas também podem ocorrer o hipertireoidismo (produção excessiva dos hormônios), os nódulos tireoidianos e, raros casos, o câncer na tireoide.

Geralmente, a falta de hormônios tireoidianos causa transtorno no desenvolvimento da criança como um todo, causando indisposição, sonolência, constipação, interferência na concentração e no aprendizado. Já o excesso de hormônios pode causar problemas no coração, ansiedade e inquietação.

Após o nascimento da criança, é realizado o teste do pezinho que investiga o hipotireoidismo congênito, problema que já nasce com a criança. Quando identificado nesse teste, ele deve ser prontamente tratado para que não tenha nenhuma repercussão no desenvolvimento da criança, incluindo o desenvolvimento neurológico.

Crianças com alguma alteração do desenvolvimento, do crescimento ou do aprendizado devem ter a sua tireoide investigada. Assim como história familiar de doenças da tireoide também alertam para vigiarmos a tireoide da criança.

Caso seja identificado algum problema na tireoide da criança, não se apavore, pois a maioria de seus distúrbios são tratáveis e tem bom controle.

O tratamento adequado das doenças da tireoide na infância permitem que as crianças cresçam e desenvolvam-se de maneira adequada, sem provocar nenhum prejuízo.

Por isso, em caso de dúvidas, leve seu filho para uma avaliação e acompanhamento com um endocrinologista.

Dra. Ana Catarina Marquim F. de Araujo
Pediatria geral (RQE 12517)
Endocrinologia pediátrica (RQE 13481)
CRM-DF 18135

Dra. Fabiana de Luccas dos Santos Paiva
Pediatria geral (RQE 13009)
Endocrinologia pediátrica (RQE 13969)
CRM-DF 18028