Navegue pelo site da Pediátrica

 
 

Você já explorou as diferentes seções do site da Pediátrica? Nelas é possível conhecer a equipe, fazer um tour virtual pela clínica, consultar a lista de convênios atendidos, obter informações de contato e localização, ouvir orientações de saúde e solicitar agendamentos. Como tudo na Pediátrica, ele foi feito com muito carinho – dê uma olhada no vídeo acima!

Sobre a Pediátrica: A Pediátrica é uma clínica multidisciplinar de pediatria localizada no centro de Brasília que dedica-se a prestar assistência integral e continuada à saúde e ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. A clínica oferece atendimento geral em pediatria e assistência especializada em endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e neuropediatria, além de suporte em nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia.

Vídeo: Receitas de inverno (pipoca com sabores e chocolate quente)

 
 

PIPOCA

Quando se faz pipoca, a mistura entre calor, açúcar e gordura (ou apenas calor e gordura) leva à formação de compostos com ação inflamatória no nosso corpo. Mesmo usando apenas o milho e o calor (panela ou pipoqueira elétrica) ocorrem perdas de nutrientes. Por isso, inclua ingredientes com poder antioxidante*/anti-inflamatório, tais como ervas e especiarias (alecrim, manjericão, orégano, açafrão...), cebola, alho, tomate e chocolate.

IMPORTANTE!
É importante lembrar que a pipoca não deve ser introduzida antes dos 2 anos de idade pelo grande risco de engasgo. Entre 2 e 4 anos pode ser oferecida com cuidado. A ingestão desses alimentos deve ser feita em quantidades moderadas devido ao seu baixo valor nutricional.

PIPOCA TEMPERADA

Milho orgânico – cereal fonte de carboidrato (amido) e de vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina e ácido pantotênico), que juntos participam do processo energético do corpo. Contém carotenoides, antioxidantes* que protegem células como as da olhos e dos vasos sanguíneos. Também fornece fibras que auxiliam a promover a saúde intestinal e o controle de glicemia e de gorduras no sangue.

Tomate orgânico – fonte de beta-caroteno e de licopeno, poderosos antioxidantes*.

Temperos naturais e ervas – contêm compostos fenólicos que também possuem ação antioxidante*. Perdem-se com o aquecimento; por isso, devem ser acrescidos ao final da preparação.

Ingredientes e modo de preparo

  • 1 xícara de café (3 colheres de sopa = 40g) com milho de pipoca 
  • 1 colher de chá com manteiga (usei a ghee) – 5g
  • 1 colher de sopa com azeite de oliva – 5ml
  • Leve ao fogo, mexa e após estourar, apague o fogo e acrescente 1 colher de sopa cheia (30g) de molho de tomate caseiro com ervas (em temperatura ambiente ou morna). Acrescente uma pitada de sal (usei o sal rosa do Himalaia) e misture!
  • Nesta pipoca acrescentei manjericão fresco macerado e orégano para finalizar.

Molho de Tomate Caseiro
Liquidifique: tomate inteiro, cebola, alho, salsa e tomilho – ou os ingredientes de sua preferência, desde que naturais.

Leve ao fogo baixo e deixe apurar (reduzir a água). Guarde em pote de vidro previamente lavado, escaldado e seco. Quando estiver morno, tampe e armazene em geladeira ou congele. Aproveite este molho para usar em outras preparações culinárias do seu dia a dia.

Nota: Para quem faz contagem de carboidratos, 3 xícaras de chá cheias (21g) da pipoca pronta contêm 15g de carboidratos.

 
Pipoca temperada

Pipoca temperada

 

PIPOCA COM CHOCOLATE

Ingredientes e modo de preparo:

  • 2 xícaras de café (80g) com milho de pipoca orgânico 
  • 1 xícara de café (50 mL) com água mineral ou filtrada
  • 1 colher de sopa com chocolate em pó (10g)
  • 2 colheres de sopa (30g) com açúcar (usei o demerara orgânico)
  • 1 colher de sopa com azeite de oliva
  • Misture tudo na panela. Leve ao fogo e mexa/agite continuamente até finalizar o estouro.

Nota: Para quem faz contagem de carboidratos, 2 xícaras de chá cheias (15g) de pipoca doce pronta contêm 15g de carboidratos.

 
Pipoca com chocolate

Pipoca com chocolate

 

CHOCOLATE QUENTE

Cacau é fonte de quercetina, catequinas e flavonoides que possuem ação antioxidante* no corpo. O leite é fonte de cálcio, mas precisa de outros elementos, tal como o magnésio, para ser bem utilizado nos ossos. Uma sugestão é acompanhar com 2 colheres de sopa (40g) de mix de oleaginosas (avelã, amêndoa, castanhas...) para enriquecer a refeição com este mineral e com proteína.

IMPORTANTE!
O chocolate deve ser oferecido somente após 2 anos de idade e os achocolatados apenas após 4 anos , pelo alto teor de açúcar. A ingestão desses alimentos deve ser feita em quantidades moderadas devido ao seu baixo valor nutricional.

Modo de preparo:

Liquidifique 1 copo de 200mL de leite (orgânico) e uma colher de sopa cheia (10g) de cacau ou chocolate em pó.

Adoce a gosto (sem exageros!). Neste da foto usei uma colher de chá cheia (8g) de açúcar demerara. Leve ao fogo para aquecer. Beba em seguida!
Você pode acrescentar canela para aumentar o poder antioxidante*.

Ressalva para as grávidas: canela não é indicada na gestação! E excesso de chocolate também não!

Opção: substituir o leite de vaca por leite vegetal, como leite de arroz, de amêndoas ou de coco.

Nota: Para quem faz contagem de carboidratos, 1 xícara de chá desta preparação pronta (sem o açúcar) contêm 15g de carboidratos.

*Antioxidante: neutraliza, sequestra radicais livres, reduzindo assim a oxidação celular causadora de inflamação e de doenças.

 
Chocolate quente

Chocolate quente

 

Referências:

  • Barbosa NA, Lopes RCO, Paes MCD. Compostos bioativos nos grãos de milho pipoca antes e após o processamento. XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Bento Gonçalves –RS, 2016. 5p.
  • Ornellas LH. Técnica Dietética: seleção e preparo de alimentos. 8ed. São Paulo: Atheneu Editora. 2006
  • Sociedade Brasileira de Diabetes. Manual de Contagem de Carboidratos. Elaborado pelas Nutricionistas Membros do Departamento de Nutrição. SBD, 2016. 56p.
  • Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 4 ed. Campinas, 2011.

Seletividade alimentar: "Meu filho não quer comer nada. O que faço?"

 
crianca nao quer comer pediatraa brasilia
 

Toda criança em alguma fase da vida passa pela seletividade alimentar. É o momento em que as mães procuram o consultório de pediatria com a queixa: – Meu filho não come nada.

Compreender que é uma fase é o primeiro passo para saber lidar com a situação. Nesse momento é importante ter paciência e persistência, oferecer pratos variados e coloridos, não desistir de uma alimentação saudável e sempre ser exemplo para o filho. Caso persista a falta de apetite, é importante a consulta com pediatra para avaliar se há alguma patologia relacionada.

Constipação intestinal (intestino preso) pode melhorar com hábitos saudáveis

 
constipacao-intestinal-intestino-preso-pediatra-brasilia
 

A constipação intestinal é a dificuldade que a criança apresenta para evacuar. Dor e distensão abdominais, fezes em bolinhas, presença de sangue nas fezes, esforço para evacuar, evacuação dolorosa e eliminação de grande quantidade de fezes, que chegam a entupir o vaso, são sintomas comuns da constipação intestinal.

No período de desfralde e também no pré-escolar a ocorrência dos sintomas de constipação é mais frequente. Uma melhora na ingesta de frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras, bem como a ingesta adequada de água e a realização de atividades físicas ajudam na melhoria do quadro de constipação.

Caso seu filho apresente qualquer sintoma de constipação intestinal que não melhore com a adoção de hábitos saudáveis, procure um gastropediatra para acompanhamento.

Dia Mundial da Saúde Digestiva: data sensibiliza população para importância de sintomas

 
 

A Federação Brasileira de Gastroenterologia mobiliza-se para celebrar neste 29 de maio o Dia Mundial da Saúde Digestiva. O principal objetivo é sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a importância dos sintomas relacionados ao trato gastrointestinal.

A data também busca promover a adoção de estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada. A correta orientação e o rápido acesso ao tratamento são direitos da população.

Se seu filho apresenta qualquer sintoma relacionado ao trato digestório, como dor abdominal, azia, vômitos, diarreia, dificuldade para evacuar, náuseas e má digestão, procure logo um profissional de saúde capacitado para atendê-lo. A Pediátrica conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para atendimento médico, desde o nascimento até a adolescência.

O que as crianças vão fazer no fim de semana?

 
criancas-brincando-saudaveis-pediatra-brasilia
 

O que as crianças vão fazer no fim de semana? Brincadeiras simples e antigas costumam ser as opções mais saudáveis e divertidas. Tente organizar o tempo para levar as crianças para brincar ao ar livre. Se possível, desligue o telefone para passar um tempo apenas com elas.

Sem ideias do que fazer? A lista é grande; basta escolher um lugar seguro para cada brincadeira: corrida do saco, pipa, mímica, bolhas de sabão, pular corda, cabra-cega, cabo de guerra, queimada, jogo do quente-frio, caça ao tesouro, futebol, peteca, dança das cadeiras, esconde-esconde, acertar o alvo (com pedrinhas e latas vazias); se você parar para pensar, vai se lembrar de várias outras brincadeiras. Na hora do descanso, um piquenique é uma ótima opção.

Gripe: Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza vai até 26 de maio

 
vacina-contra-a-gripe-pediatra-brasilia
 

Nesta semana teve início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que vai até 26 de maio. O SUS oferece a vacina gratuitamente para crianças que encontram-se com idade entre os 6 meses e os 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Além desse grupo de crianças, gestantes e mães que estejam nos 45 dias do pós-parto também podem se vacinar pelo SUS (para ver toda a lista de pessoas que podem receber a vacina gratuitamente, acesse http://bit.ly/2oTLufm). Proteja seu filho contra a gripe.