O que fazer quando a mamãe não consegue amamentar?

04_08 [BLOG] O que fazer quando a mamãe não consegue amamentar_.png

AMARmentar: segundo o dicionário, esse verbo não somente faz referência ao ato de alimentar pelo seio um bebê recém nascido, como também ao ato de dar de mamar. E “dar de mamar” não significa ser único e exclusivamente pelo seio. Toda ação de nutrir um filho, seja ele realizado por sonda, mamadeira, copinho, chuquinha, enfim, qualquer outro dispositivo que uma mãe imbuída de afeto use para alimentar seu bebê, entra nessa classificação.

Vale lembrar que qualquer substituto do leite materno precisa ser RECOMENDADO POR UM ESPECIALISTA. O mais importante é primar pelo crescimento e pelo desenvolvimento dessa criança, e não é porque o pequeno não foi amamentado pelo seio materno que isso será um ato onde faltará amor e envolvimento. Entretanto, é preciso prudência. Visite um pediatra!

Eu mesma não consegui amamentar meu primeiro filho exclusivamente pelo seio materno. Na minha imaturidade de mãe de primeira viagem, sofri muito no início. Tinha aquela idealização de que uma amamentação bem sucedida precisava ser somente pelo seio. Eu me frustrei por isso. Como pediatra, tinha esse sonho comigo, porém, como muitas mamães vão se identificar, passei por penosos momentos. Fissuras, candidíase mamária, dor, exaustão e perda de peso para o meu bebê foram alguns dos problemas que bateram na minha porta.

Chegou uma hora onde a amamentação pelo seio não estava sendo o suficiente, e seria sim, imprudente de certa forma, insistir na exclusividade. Naquele momento meu filho precisava ser alimentado, não só pelo meu leite, mas por uma fórmula totalmente pensada e desenvolvida para atender as necessidades de crescimento e desenvolvimento. Seguimos na translactação, pela mamadeira e peito. Houveram formas multivariadas de alimentar a barriguinha desse bebê, e em todas, ele recebeu muito de mim, com todo cuidado do mundo em cada forma de AMARmenta-lo.

Sou pediatra de paixão e incentivadora do aleitamento materno. Sabemos da importância e complexidade deste alimento único, que faz tão bem não somente para os bebês, como também para as mamães. Sempre que possível, vamos lutar para que ele seja a primeira escolha! Mas cada vida tem uma história, uma trajetória, e imprevistos acontecem. Então, mamães, não sintam-se culpadas ou com vergonha caso não consigam amamentar. O seio pode não produzir leite, mas o aconchego e o colo de mãe derramam o amor, e esses sim, fazem toda a diferença.

Dra. Nayara Damázio Chaveiro Vilela
Pediatria geral
CRM-DF 20564