Todo bebê prematuro inspira cuidados especiais

Todo bebê prematuro inspira cuidados especiais

No dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. Por definição, segundo a Organização Mundial de Saúde ( OMS ), prematuros são crianças que nascem com idade gestacional menor que 37 semanas. Atualmente este dia é celebrado em mais de 50 países, e o seu objetivo é desenvolver estratégias para diminuir as taxas de partos prematuros, uma situação que atinge 15 milhões de crianças, anualmente, ao redor do mundo.

A prematuridade é considerada a principal causa de morte em crianças nos primeiros 5 anos de vida no Brasil e além disso, nosso país encontra-se em nono lugar em número absoluto de nascimentos de bebês prematuros, o que nos exige um olhar especial para isso.

"Todo bebê prematuro inspira cuidados especiais"

Esses bebês podem passar por extenso período de internação hospitalar, a depender da idade gestacional de nascimento. Devido a uma série de particularidades, estes bebês estão “imaturos” e os seus órgãos ainda estão em desenvolvimento e precisam crescer adequadamente agora fora do útero e enfrentarem doenças relacionadas a prematuridade para sobreviverem.

Por isso, todas as crianças prematuras devem ter um seguimento no consultório, voltado para suas particularidades e que envolva não somente o olhar da pediatria e suas especialidades, mas também de outros profissionais de saúde como fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. O seguimento ambulatorial desses “pequeninos” é, portanto, desafiador, pois envolve muitos cuidados a detalhes específicos de seu crescimento e desenvolvimento para que estas crianças atinjam uma infância e adolescência saudáveis.

Eu como pediatra tenho um carinho muito especial aos bebês prematuros. Confesso que eles são meus protegidos. Fui um bebê prematuro com peso de nascimento de 1700g, e que na década dos anos 1980 tive que enfrentar dificuldades existentes da medicina na época para sobreviver. Que bom que deu certo! E hoje cuidar desses bebês me leva ao passado que só conheço de ouvir, mas que mostra a nós o quanto somos fortes desde o nascimento por mais que pareçamos indefesos. Viva o dia Mundial da Prematuridade.

Dra. Nayara Damázio Chaveiro Vilela
Pediatria geral
CRM-DF 20564