Diabetes Infantil: atenção redobrada

Dia Mundial do Diabetes

O diabetes é uma doença que surge quando a insulina, um hormônio produzido pelo corpo para controlar os níveis de glicose no sangue, não é produzida ou não funciona adequadamente. A glicose é usada pelo corpo como fonte de energia e, quando a insulina não funciona bem, o corpo fica sem energia e a glicose no sangue fica alta.

Existem várias formas de diabetes, como o tipo 1, tipo 2, diabetes latente autoimune do adulto (LADA), tipo MODY (Maturity-onset Diabetes of the Young), diabetes neonatal, diabetes gestacional. Na infância o diabetes mais comum é o tipo 1, mas com o aumento da obesidade o diabetes tipo 2 está ganhando espaço.

É importante lembrar que, embora o diabetes acometa crianças, elas são como as não diabéticas, precisam de atenção, brincadeiras e carinho. Um dos maiores desafios do acompanhamento dos casos de diabetes na infância é estimular o envolvimento da família, já que a criança é dependente de seus cuidados. Para o diagnóstico da doença, a atenção e o cuidado de todos devem ser redobrados. Perda de peso, fome excessiva, fraqueza, aumento da quantidade de urina e muita sede podem indicar alterações nos níveis da glicose.

Uma alimentação balanceada, uma rotina de exercícios físicos regulares, acompanhamento médico, monitoramento das taxas glicêmicas e muito amor, são formas de ter uma excelente qualidade de vida mesmo com diagnóstico de diabetes ainda na infância.

As crianças têm uma capacidade incrível de adaptação. Com paciência, engajamento familiar e acompanhamento de perto dos profissionais de confiança, esses pequenos vão longe!

Dra. Fabiana de Luccas dos Santos Paiva
Pediatria geral (RQE 13009)
Endocrinologia pediátrica (RQE 13969)
CRM-DF 18028

Giovana Martins Soares
Nutricionista
CRN/1 12144