Obesidade na criança e no adolescente

A Sociedade Brasileira de Pediatria define a obesidade pelo acúmulo excessivo de gordura corporal de tal forma que prejudica a saúde do indivíduo. É uma doença crônica muito prevalente no mundo, ocorrendo cada vez mais precocemente, acometendo crianças e adolescentes. Tem uma origem multifatorial, sendo influenciada por fatores genéticos, nutricionais, metabólicos e psicossociais.

A vida moderna tem proporcionado um aumento na ingestão de calorias e uma diminuição nos níveis de atividade física e gasto energético, contribuindo para o surgimento do sobrepeso e obesidade. A presença desta doença merece atenção, pois aumenta o risco de alterações metabólicas como dislipidemia, resistência insulínica, diabetes, síndrome metabólica, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

O diagnóstico da obesidade é feito através de medidas antropométricas - realizadas durante a consulta médica - e sua detecção é fundamental para que uma abordagem adequada seja iniciada precocemente. Suporte médico, nutricional e psicológico são ferramentas úteis no combate à obesidade. As mudanças no estilo de vida, redução da ingestão de alimentos ultra - processados, alimentação saudável e atividade física regular são ferramentas fundamentais.

Nós da Equipe Pediátrica estamos capacitados para ajudar os pacientes e seus familiares no combate à obesidade. Agende uma avaliação.

Dra. Dra Fabiana de Luccas S Paiva
Endocrinologia pediátrica (RQE 13969)