Meu filho tem diabetes. E agora?

O Diabetes tipo 1 é a forma mais comum de diabetes na criança e nos adolescentes. É uma doença auto-imune em que o pâncreas não consegue mais produzir nem secretar de forma adequada a insulina, hormônio que promove o controle da glicose no organismo.

Quando uma criança recebe o diagnóstico de Diabetes tipo 1, sabemos que toda a família é afetada, pois exigirá uma adaptação à nova situação, que em geral leva algum tempo.

A primeira orientação é procurar conhecer bem a doença, seus sinais, sintomas, cuidados, tratamentos e prevenção de complicações. O diagnóstico gera angústia e medo, mas é importante sempre procurar manter a tranquilidade, pois, apesar de ainda não possuir cura, é possível tratar e conviver bem com o diabetes.

A família necessitará de um estilo de vida mais disciplinado, mas nada que difere tanto do que seja uma rotina de vida saudável e equilibrada, como deve ser para todos.

O tratamento exigirá as medidas frequentes de glicose do sangue e a aplicação de insulinas.

Paciente e cuidadores devem estar bem próximos ao médico Endocrinologista Pediátrico para todos os ajustes necessários e para sanar as dúvidas, principalmente no momento inicial do diagnóstico, quando exige visitas mais frequentes ao médico até que o tratamento esteja mais ajustado ao paciente e o controle mais adequado.

Os pais não são culpados pela doença do filho. A troca de experiências com outros jovens portadores da doença também facilita muito a vivência. Além disso, é importante o acompanhamento com equipe multidisciplinar, envolvendo a nutrição e a psicologia, facilitando os cuidados e o dia a dia com a doença.

Sabemos que não é fácil, mas com o tempo o próprio paciente vai conhecendo e entendendo mais seu organismo, os cuidados ficam mais rotineiros, assim como novos estudos e novas tecnologias surgem e auxiliam no tratamento do Diabetes.

Converse sempre com o Endocrinologista Pediátrico, tire todas as dúvidas, assim conseguiremos um bom controle do Diabetes e uma vida normal.

Dra. Ana Catarina Marquim F. de Araujo
Endocrinologia pediátrica (RQE 13481)