Dermatite atópica - Como vai ser a vida do seu filho?

08_01 - [BLOG] Dermatite atópica.png

A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele, muito comum na infância. Cerca de 60% das crianças que vão ter dermatite atópica começam a manifestar sintomas antes de 1 ano de idade e cerca de 75% dos pacientes não tem mais sintomas na vida adulta. Em geral, está presente nas crianças que tem história pessoal ou familiar de alergia, sendo muitas vezes a primeira manifestação da criança mais alérgica.

Geralmente ocorre por alterações na barreira cutânea, que levam a um ressecamento da pele - mas também pode estar associada a outras alergias. As alergias alimentares costumam estar associadas somente nos casos mais graves e nem toda criança com dermatite atópica deve ser investigada para alergia alimentar.

Essas alterações na barreira cutânea são responsáveis pelo prurido, que está muito associado ao grau de ressecamento, e pelas lesões.

As principais características da dermatite atópica são lesões vermelhas (o eczema), as vezes com bolinhas, principalmente nas regiões das dobras, geralmente com bastante prurido. Essas lesões vão e voltam ao longo do ano, mas geralmente a pele ressecada fica sempre presente!

O tratamento mais importante da dermatite atópica é uma hidratação reforçada da pele. Durante as crises temos as pomadas para alívio dos sintomas, mas para as lesões não ficarem recorrentes, a hidratação é o ponto mais fundamental!