Depressão na infância

02_09 - [BLOG] Depressão na infância Pediatrica.png

Quando ouvimos alguém falar em depressão, logo nos vêm a cabeça a ideia de tristeza e infelicidade, porém precisamos estar atentos a outros sinais que podem se referir a esta doença tão devastadora.

Enquanto na idade adulta os sintomas parecem mais aqueles que conhecemos como tristeza, falta de energia, desmotivação, falta de vontade; nas crianças e adolescentes sua apresentação pode ser muito diferente. Irritabilidade, birras e comportamentos de desobediência podem estar relacionados à depressão em crianças, enquanto nos adolescentes observamos um comportamento mais hostil, com explosões de raiva, um excesso de sono, dores pelo corpo, alterações do apetite e medo de ser rejeitado e não ser aceito.

Outros sintomas podem estar presentes, já que as manifestações da depressão variam com a idade, gênero, contexto cultural e educacional.

É muito importante que notemos alterações de comportamento em nossas crianças logo cedo, já que, muitas vezes, os indivíduos acometidos pela doença sofrem em silêncio e tem grande dificuldade em perceber o motivo de seu sofrimento. Além disso, toda a família e grande parte dos amigos podem ser afetados, levando a grande prejuízo em diversas áreas da vida.

Se não for tratada, a depressão pode progredir para um estado crônico. A boa notícia é que depressão tem tratamento! Medidas como tratamento farmacológico, psicoterapia, atividade física e mudanças de hábitos de vida podem ter um grande impacto no curso da doença e na qualidade de vida. A ajuda profissional é imprescindível!

Busque ajuda, há tratamento!

Dr. Henrique Oliveira Dumay
Médico Psiquiatra - RQE 13.275