Catapora

A varicela ou catapora é uma infecção causada pelo vírus Varicela-zóster, da mesma família do Herpes-vírus. É uma doença altamente contagiosa , bastante comum na infância e pode ter algumas complicações .

Crianças costumam contrair catapora no inverno. A transmissão da catapora dá-se pelo contato direto com saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada, ou pelo contato com o líquido do interior das vesículas. Após o contato, o período de incubação dura em média 15 dias e a duração da doença é em torno de 10 dias . Há possibilidade de transmissão a partir do momento em que começam a surgir as primeiras manchas, situação que permanece até a última bolha secar.

A doença pode se apresentar com febre, que pode chegar a 39,5º, mal-estar, falta de apetite e cansaço. Depois, começam as manchas vermelhas que coçam muito e deixam as crianças bastante irritadas. Essas manchas se transformam em bolhas cheias de líquido que, depois de estourarem, formam pequenos machucados que logo se tornam cascas e se curam. Algumas crianças têm apenas poucas lesões, mas, em outras, elas podem se disseminar pelo corpo e a principal complicação da catapora é a infecção secundária das lesões . Por isso, sempre manter as unhas das crianças cortadas e evitar que eles fiquem coçando e arrancando as casquinhas .

A vacina, aplicada na infância em duas doses, garante proteção equivalente a 98% , algumas pessoas ainda tem a doença porém na sua forma menos grave . A melhor forma de prevenir a doença é se vacinar. Ela faz parte da tetraviral que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A vacinação é importante porque preserva não só a pessoa contra as doenças, mas todos em sua comunidade.

Não há tratamento específico mas alguns medicamentos podem aliviar os sintomas da doença , mas sempre importante a avaliação do pediatra .

Dra helen de Melo santos Osterne
Gastropediatria